segunda-feira, janeiro 24, 2011


MOBILIZAÇÃO E SOLIDARIEDADE PELOS ANIMAIS

PAM e Guarda Municipal somam esforços na campanha para arrecadação de produtos veterinários e ração para os animais de Nova Friburgo, região serrana do Rio.

Texto: Paula da Matta e Eliana Petrelli

A catástrofe gerada pelas enchentes na Região Serrana do Rio de Janeiro que atingiu nossos irmãos humanos, também, não poupou seres indefesos como os animais. Até agora foram contabilizadas quase 300 mortes e outras centenas estão feridos e precisando de muita ajuda. Muitos estão em áreas isoladas sem água e sem comida.



Diante desta calamidade o movimento social Protetores dos Animais de Macaé (PAM) com a ajuda das voluntários em parceria com a Guarda Municipal de Macaé iniciaram uma campanha de arrecadação de donativos para salvar a vida desses animais numa expressão de compaixão por todas as formas de vida atingidas pela tragédia.

Não pensem dessa maneira: "Vou ajudar animais ao invés de ajudar pessoas?" Verônica Azevedo, participante do PAM responde esta questão de forma iluminada: “Os animais são criações de Deus para nossas vidas, digamos que foi um presente para nos alegrar e se não fosse para cuidarmos deles Ele nem teria perdido tempo criando-os. Quando você cuida dos animais, você está cuidando da saúde das pessoas, já que animais doentes podem contaminar humanos. Não é que os animais sofram menos, é que, simplesmente, eles não sabem expressar sua dor”.


“É bom lembrarmos que os animais domésticos e domesticados foram retirados de seu habitat natural pelo homem e cabe ao mesmo a responsabilidade de cuidar deles” diz Eliana Petrelli.



Em 20 de janeiro de 2011 foi entregue em Nova Friburgo 500 kg de ração, vários medicamentos e material de limpeza. A expectativa é a adesão da sociedade macaense em colaborar nesta campanha para ser enviado mais doações, pois a situação lá é muito crítica e será resolvida somente no longo prazo.


O trabalho não deixou Roberto Schirmer se ausentar em socorro às vítimas, mas ele tomou a iniciativa de montar 3 kits de primeiros socorros totalizando 750 unidades de compressa de gaze para limpeza e curativos oclusivos, 14 Seringas de 3 ml com agulha, 15 pares de luva tamanho “G” para procedimento, 10 pares de luva tamanho “M” para procedimento, 08 garrafas de 1 litro de soro fisiológico par limpeza de feridas e mucosas, 04 Frascos de bactericida "POVIDINE" para limpeza de feridas, 02 Caixas de Amoxilina 500 mg com 21 comprimidos (importante no combate de infecções dos animais). Agora ele está buscando nas farmácias um preço melhor para montar 3 kits de medicamentos e quem quiser ajudar é só entrar em contato com o PAM.


Marlise Duboc e equipe c/ o caminhão da imobiliária com os donativos para os animais da serra.

Outros voluntários estão se deslocando até Nova Friburgo pessoalmente para levar não só doações, mas também, um pouco do seu tempo e calor humano, confortando tanto as pessoas como os animais naquele triste cenário. É o caso da Marlise Duboc, que conseguiu rações, medicamentos e telas, e da advogada Andréa de Assis que arrecadou 50 kg de ração para gatos e mais de 100 kg de ração para cães, além de medicamentos e vitaminas de uso veterinário, tudo foi entregue pela empresa onde ambas trabalham.
Além dos anônimos colaborando na campanha por amor aos animais há amigos como Vitor Balbi e Iana Abreu que estarão indo até Nova Friburgo na próxima terça-feira (24/01/11) levar doações que estão angariando juntos aos amigos.

As doações estão sendo encaminhadas para Carla Freire da Coordenadoria de Proteção e Bem-Estar Animal de Nova Friburgo que está auxiliando os canis da cidade atendendo suas necessidades mais urgentes.

Esta ação solidária está sendo direcionada para Nova Friburgo, pois as ONGs de Petrópolis, Itaipava e Teresóplolis informaram que estão bem abastecidas com apoio das entidades do Rio de Janeiro. Porém, foram feitas algumas doações em dinheiro para abrigos e protetores independentes de Teresópolis que passam por dificuldades.

O que doar:
Água, ração (seca e em lata, para cães e gatos), terramicina, material de limpeza (especialmente cloro e água sanitária), colírios, vermífugos, anti-pulgas e carrapatos, jornais, potes plásticos para colocar ração e água, coleiras, guias, enforcadores (para resgate de cães bravios), toalhas, cobertores, antibióticos, antinflamatórios, anestésicos, álcool, algodão, povidine, descartáveis (luvas, seringas, faixas, gaze, soro fisiológico, cateter etc), medicamentos veterinários em geral. Para animais de grande porte: antibióticos e antinflamatórios injetáveis de grande necessidade: Pencivet, Encivet, Pentabio, Agrovet, Biofen, Ketofen e Maxican.

“Existem 3 tipos de pessoas: as que fazem acontecer, as que deixam acontecer e as que perguntam o que aconteceu?"
(John Richardson Jr)

 

"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter, e pode ser seguramente afirmado que quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem"
(Arthur Schopenhauer)