terça-feira, setembro 20, 2011


PAM adere a campanha: CIRCO LEGAL não tem animal

Governo Federal quer regulamentar ANIMAIS EM CIRCOS!


Manifeste-se !!!

As ministras Ana de Hollanda, da Cultura, e Izabella Teixeira, do Meio Ambiente, criaram um Grupo de Trabalho Interministerial com a finalidade de promover debates, estudos e sugerir critérios com vistas à regulamentação da participação de animais em espetáculos, eventos e apresentações em circos e outras atividades afins. O texto sequer esclarece quais seriam as “atividades afins”, que podem inclusive incluir rodeios e manifestações semelhantes!

O Grupo foi criado através da Portaria 74, de 5 de agosto de 2011 ( ANEXO EM PDF) . Sabe-se que alguns representantes dos ministérios defendem a manutenção do uso de domésticos e domesticados em circos, como cães, gatos, cavalos, dromedários, camelos, coelhos e algumas aves.

Esse posicionamento de segmentos do governo federal passa por cima da vontade da sociedade brasileira. Enquete realizada pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, com 285 mil participações computadas, apontou 82% de votos contrários. E em 2008, o Fantástico, da Rede Globo, lançou consulta sobre a presença de animais em circos e apurou 96% de telespectadores dizendo NÃO AOS ANIMAIS EM CIRCOS.

A ministra Izabella Teixeira, mesmo tendo assinado a portaria conjunta, posicionou-se recentemente contrária a qualquer animal em circo, da mesma forma que Marina Silva já havia feito ao ocupar a pasta. O Ibama, ainda no governo Lula, também posicionou-se contrariamente ao uso de qualquer animal em circo. Resta saber se esta posição será mantida no atual governo. 

Já o Ministério da Cultura sempre defendeu a posição dos circenses, alegando que circo é cultura.
É bom lembrar que o Projeto de Lei Federal 7291/2006, que proíbe em todo o Brasil o uso de animais em circos, aguarda há um ano na fila dos projetos que já podem ser votados no Plenário da Câmara dos Deputados. E mesmo que seja aprovado, ainda deve voltar ao Senado de onde é originário. Portanto não se pode prever quando será transformado em lei. 
Além disso, o texto dá prazo de oito anos, para a retirada total dos animais dos circos, tempo em que os animais continuarão maltratados em circos, em milhares de cidades e nos estados que não tem lei proibindo espetáculos circenses com animais. 

Isso demonstra o perigo de uma regulamentação do governo federal sobre uso de animais em circos. Daí a importância de nos manifestarmos!

ANIMAL EM CIRCO NÃO É CULTURA E NEM DIVERSÃO! É BARBÁRIE!
CIRCO LEGAL NÃO TEM ANIMAL, senhoras Ministras !

* ANA DE HOLLANDA, Ministra da Cultura


E-mail:cgm@cultura.gov.br 

Tels.: (61) 2024-2460/ 2464 / Fax.: (61) 3225-9162

Esplanada dos Ministérios, Bloco B, sala 401 / CEP 70068-900 Brasília – DF

* IZABELLA TEIXEIRA, Ministra do Meio Ambiente                                                                         


E-mail: gm@mma.gov.br


Telefones: (61) 2028-1057/1289 / FAX: 2028-1756


Esplanada dos Ministérios, Bloco B, 5º andar / 70068-900 - Brasília – DF

Links importantes:




1

1 comentários:

Protetores dos Animais de Macaé - PAM disse...

Caros senhores, cogita-se a regulamentação do uso de animais em circos o que representa um retrocesso histórico na evolução da sociedade brasileira, visto que em muitos municípios e Estados, essa prática medieval, escravagista e cruel vem sendo abolida.
Não vejo sentido enjaular animais roubando assim o lugar de artistas humanos, ou seja, admitir que esses cafetões de bichos usem fauna não-humana é deixar no desemprego pessoas que se esforçam na Escola Nacional dos Circos, é fazer de jovens esperançosos os palhaços da vez.
Não se iludam com o lobby sem vergonha dos defensores dessa prática hedionda, é sempre vantagem manter animais, isso os livra de contratar humanos, o que acarretaria encargos trabalhistas e bichos não precisam nem de comida, a maioria passa fome durante anos em jaulas imundas.
Animais em circos significa alimentar o trafico de animais.

Manter animais enjaulados é acima da nossa compreensão e da nossa paciência, nós que formamos um exército valente na defesa dos animais, faremos tudo que for necessário para libertar essas vítimas da ganancia.
Sem mais
Marli Moraes
Rio de Janeiro

Postar um comentário