terça-feira, setembro 20, 2011


PAM adere a campanha: CIRCO LEGAL não tem animal

Governo Federal quer regulamentar ANIMAIS EM CIRCOS!


Manifeste-se !!!

As ministras Ana de Hollanda, da Cultura, e Izabella Teixeira, do Meio Ambiente, criaram um Grupo de Trabalho Interministerial com a finalidade de promover debates, estudos e sugerir critérios com vistas à regulamentação da participação de animais em espetáculos, eventos e apresentações em circos e outras atividades afins. O texto sequer esclarece quais seriam as “atividades afins”, que podem inclusive incluir rodeios e manifestações semelhantes!

O Grupo foi criado através da Portaria 74, de 5 de agosto de 2011 ( ANEXO EM PDF) . Sabe-se que alguns representantes dos ministérios defendem a manutenção do uso de domésticos e domesticados em circos, como cães, gatos, cavalos, dromedários, camelos, coelhos e algumas aves.

Esse posicionamento de segmentos do governo federal passa por cima da vontade da sociedade brasileira. Enquete realizada pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, com 285 mil participações computadas, apontou 82% de votos contrários. E em 2008, o Fantástico, da Rede Globo, lançou consulta sobre a presença de animais em circos e apurou 96% de telespectadores dizendo NÃO AOS ANIMAIS EM CIRCOS.

A ministra Izabella Teixeira, mesmo tendo assinado a portaria conjunta, posicionou-se recentemente contrária a qualquer animal em circo, da mesma forma que Marina Silva já havia feito ao ocupar a pasta. O Ibama, ainda no governo Lula, também posicionou-se contrariamente ao uso de qualquer animal em circo. Resta saber se esta posição será mantida no atual governo. 

Já o Ministério da Cultura sempre defendeu a posição dos circenses, alegando que circo é cultura.
É bom lembrar que o Projeto de Lei Federal 7291/2006, que proíbe em todo o Brasil o uso de animais em circos, aguarda há um ano na fila dos projetos que já podem ser votados no Plenário da Câmara dos Deputados. E mesmo que seja aprovado, ainda deve voltar ao Senado de onde é originário. Portanto não se pode prever quando será transformado em lei. 
Além disso, o texto dá prazo de oito anos, para a retirada total dos animais dos circos, tempo em que os animais continuarão maltratados em circos, em milhares de cidades e nos estados que não tem lei proibindo espetáculos circenses com animais. 

Isso demonstra o perigo de uma regulamentação do governo federal sobre uso de animais em circos. Daí a importância de nos manifestarmos!

ANIMAL EM CIRCO NÃO É CULTURA E NEM DIVERSÃO! É BARBÁRIE!
CIRCO LEGAL NÃO TEM ANIMAL, senhoras Ministras !

* ANA DE HOLLANDA, Ministra da Cultura


E-mail:cgm@cultura.gov.br 

Tels.: (61) 2024-2460/ 2464 / Fax.: (61) 3225-9162

Esplanada dos Ministérios, Bloco B, sala 401 / CEP 70068-900 Brasília – DF

* IZABELLA TEIXEIRA, Ministra do Meio Ambiente                                                                         


E-mail: gm@mma.gov.br


Telefones: (61) 2028-1057/1289 / FAX: 2028-1756


Esplanada dos Ministérios, Bloco B, 5º andar / 70068-900 - Brasília – DF

Links importantes: