segunda-feira, março 21, 2011


História do Bundudo: resgatado do Bairro Cajueiros


Por: Amosso (adotante)

Vou resumir a história do nosso amigo Bundudo.

Hoje faz cerca de 10 dias que ele esta em tratamento em nossa casa. Ficou também 4 dias na Dra. Paula (tratamento mais intensivo).

Segundo ela, o Bundudo sofreu um trauma no osso do focinho. Ela não sabe dizer se foi atropelamento, paulada, briga, etc... Só que como isso faz 4 ou 5 meses atrás, e ele não teve nenhum tratamento por todo este tempo, seu caso ficou mais grave e se tornou crônico. Segundo a Paula, sua chance de recuperação total é de apenas 20%. Ou seja, viverá com algumas sequê-las pelo resto da vida.

Devido a infecção e o acumulo de secreção, ele esta com forte inchaço na parte externa direita do focinho e também no céu da boca. Três fístulas (2 no focinho e 1 no céu da boca) se abriram e drenam pus constantemente.

Próximos Passos

Segundo a Paula, ele ainda deve tomar os antibióticos por mais 2 semanas para só então receber os drenos. Uma semana após os drenos, ele será operado para uma raspagem óssea e colocação dos drenos finais, os quais devem ficar por um bom tempo.

Mas, nem tudo é ruim. Mesmo com todos estes problemas ele vive bem, come bem (engasga um pouco por causa do inchaço do céu da boca), evacua e urina normal, se locomove bem, esta com bom peso, não tem parasitas e seus exames de sangue são melhores que o das minhas cachorras. Enfim, com tudo isto ele tem uma vida normal (com poucas limitações). Apesar do seu tamanho e aparência um tanto amedrontadora, ele é o cão mais dócil que conheci. Mesmo com dores, ele deixa a gente fazer tudo o que precisa ser feito sem reclamar.

Futuro do Bundudo

Nós aqui de casa nos responsabilizamos pelo cachorro em todos os sentidos, incluindo o financeiro. Pedi à Paula que faça tudo o que puder ser feito para que o Bundudo se recupere o quanto antes e assim o faremos.

Porém, por inúmeras razões, não temos como adota-lo. Em 6 meses estarei sendo transferido para Santos em uma casa bem menor. Já temos 5 cães que teremos que ajeitar na nova casa e infelizmente no nosso caso, onde cabem 5 não caberão 6.....

Por outro lado, o Bundudo precisará de cuidados futuros, e sabemos que seus donos não terão condições de cuidar dele...... Além disso, pelo que pude perceber, acho que a Dona Eliane concordará prontamente em doa-lo.

Sendo assim, gostaria que vocês me ajudassem a arrumar um lar permanente para ele. Alguma boa alma que tenha condições de cuidar dele adequadamente. Lembro que isto não é pra já, como disse o Bundudo ficará em casa por mais 3 ou 4 semanas, até seu tratamento ter sido concluído.

Atualmente (21/03/11) - Comentário do PAM

O Amosso acabou adotando o Bundudo e ficando com 5 cães. Atualmente ele se mudou pra Santos/SP levando o Bundudo. Ele é muito amado por toda a família.

Sentiremos sua falta Amosso! Que você e sua familia seja muito feliz na nova cidade e obrigada por tudo que fez pelos animais em Macaé!

Equipe PAM.