sexta-feira, outubro 07, 2011


O Grande Desafio da Causa dos Animais


 O grande desafio da causa dos animais é construir uma nova mentalidade, conduzindo as ações para que haja um amadurecimento no relacionamento entre as pessoas e os animais.

Para que isto se torne possível , se faz necessário diferenciar responsabilidade social de caridade.

A responsabilidade social enfoca a busca da solução do problema, agindo diretamente na causa.

A caridade investe na consequência, dificultando que o problema seja resolvido, pois não estimula a união de esforços para descobrir a verdadeira causa do problema.

O assistencialismo é imediatista. A responsabilidade social é um atitude que envolve determinação e persistência, mas que garante um futuro muito melhor.

A meu ver, o ideal não é apenas lutar para tirar os animais da rua. É preciso educar as pessoas para que não ocorra o abandono, tornando cada cidadão responsável pelo seu animal.

Precisamos dar futuro aos animais, e isto com certeza, não se faz através de esmolas.

Precisamos despertar a criatividade, através de novas idéias, ecoar nos corações sensíveis, conseguindo instalar nas mentes o desejo de amar e respeitar os animais.Agindo assim, formaremos uma legião de educadores, capazes de promover a posse responsável e o controle de natalidade.

A proposta do Dia Nacional de Adotar um Animal, a ser comemorado em 4 de outubro, é construir um elo entre o desejo de praticar a caridade e a necessidade de promover a responsabilidade social.


Idealizado por mim , a ambientalista, Vininha F. Carvalho e com o apoio dos protetores de animais comprometidos com o bem estar animal e a enorme contribuiçao dos ambientalistas, buscamos proporcionar através da conscientização uma condiçao de vida digna aos animais.

A parceria desenvolvida com o Portal Ambiente Brasil(www.ambientebrasil.com.br), permitiu aproximar ainda mais os ambientalistas na busca da solução para combater o abandono dos animais domésticos. Quando descobrimos o quanto é importante somarmos nossos potenciais , todos sao diretamente beneficiados, tantos os seres humanos, quanto os animais.

Crédito das Imagens: Milena Antolin (Manifestação Pública realizada em Macaé dia 29/07/10)




0

0 comentários:

Postar um comentário