segunda-feira, agosto 08, 2011


Cuidados ao doar um animal de estimação



PARA QUEM VAI DOAR

Prepare o animal. Ele deve estar saudável e ser vacinado, vermifugado e castrado.

Tente encontrar um conhecido interessado em adotar o bichinho. É sempre mais seguro encaminhar um animal para alguém de confiança.

Se for doar para um desconhecido, peça telefone, endereço, cópia do RG e comprovante de residência de quem vai adotar. Visite o local antes de doar.

Seja honesto: diga a verdade sobre a idade, procedência, histórico de saúde, características de comportamento e outras informações referentes ao animal.

Faça um termo de compromisso e posse responsável. Deixe claros os direitos e obrigações de ambas as partes e garanta que o adotante se prontifique a devolver o animal em caso de maus-tratos ou caso o mesmo não se adapte ao novo lar. Garanta com isso que o animal será bem tratado pelo adotante e que o doador assuma as responsabilidades caso haja algum problema pré-existente no animal.

Se o interessado quiser buscar o animal, não fornecer o endereço e não permitir que você veja o local onde ele vai ficar, NÃO DOE.

Certifique-se de que seu bicho não cairá nas mãos de criadores que confinam os animais em canis pequenos e sujos e os descartam quando não podem mais procriar.

PARA QUEM VAI ADOTAR

Só adote um animal depois de refletir sobre isso e em todas as conseqüências que a Posse Responsávelde um bicho pode trazer para a sua vida e para as vidas das pessoas que moram com você.

Pergunte tudo sobre o estado de saúde e as condições do animal. Ele já foi castrado? Qual sua idade (ainda que estimada)? Qual sua procedência? Qual seu histórico de saúde? Quais são as características de seu comportamento?

Evite adotar de quem faz de tudo para você levar o bicho. Um protetor consciente não empurraria um pastor alemão para quem vive em um apartamento, por exemplo, pois há grandes chances da adoção não dar certo.

Inspecione o local em que o animal está abrigado. O lugar onde ele está exposto jamais poderá ter cheiro forte e deve estar limpo e em ordem, assim como o próprio animal. Denuncie maus-tratos.

Verifique se o animal foi devidamente vermifugado e vacinado. Peça sua carteira de vacinação, confira as vacinas, vermífugos e as datas em que eles foram administrados. A carteira deve estar assinada e autenticada por um veterinário.


Atenciosamente, Paula

"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter, e pode ser seguramente afirmado que quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem"  (Arthur Schopenhauer)

"Fora da caridade não há salvação"


Crédito da imagem: PAM
3

3 comentários:

Anônimo disse...

Oii... Eu adotei na feira desse fds passado uma filhotinha fofa demais... Tão fofa que cogitamos dar esse nome pra ela... Mas Acabou ficando "Nina"...
A Nina tem aproximadamente 15 dias e está comigo há 3... A cara do meu filho de 7 anos qd a viu, foi tudo. Eles não se desgrudam. A Nina mama na mamadeira e já está ficando de pé, ainda que se arrastando um pouco, mas já sai da casinha dela e passeia pela casa. Ahhhhh A Nina não faz cocô nem xixi na casinha dela. Msm qd ela ainda não saia da casinha, já chorava para que a tirássemos de lá qd havia a necessidade. Ela dorme com dois bichinhos de pelúcia que eram do meu filho.
Ontem vi a Nina arriscando brincar de morder o rabo de um dos bichos. Tão fofa...
Agora tá ali, onde vejo, dormindo de barriga pra cima. s2
Uma vira latas mto fofaaaaa... Adotar vale muito a pena.

Anônimo disse...

Ahhhh...

Foto da Nina

http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAADgMO6JtcXJE-x_2hpRy6BlRjPrrWbKoZwCHAXt4t_zy1xt4ZO3X2Z6bYk8E0fIkfqJGkk6IoNqnea7S4hTytJgAm1T1UAdPll-ZoW9CrkqUWhqfB8kVC7IG.jpg

Laila Dani disse...

Estou preparando dois cães para adoção. Digo estou preparando pq os resgatei magérrimos e desnutridos, com doença do carrapato e sarna. Agora estão gordinhos, tomaram doxy e se curaram da doença do carrapato, vermifuguei, dei a primeira dose da vacina, estão terminando as aplicações semanais de ivermectina. Já estão lindinhos! Vou castrar a fêmea dia 28/04 e depois disso, na primeira Feira que puderem me abrir um espaço, estarei eu lá com eles. :)

Postar um comentário