terça-feira, dezembro 06, 2011


Avon confirma testar cosméticos em animais após alerta do PETA


Testes em animais são sempre um assunto controverso, ao menos quando se tratam de testes para a produção de medicamentos. Enquanto alguns são absolutamente contrários, outros argumentam, por exemplo, que se nós estamos saudáveis e com expectativa de viver 80 anos ou mais é graças a muitas descobertas científicas feitas com testes em animais.

Mas uma situação bastante diferente e que acredito ser mais consensual é: testes em animais para a produção de cosméticos são um absurdo.


A Avon parecia entender isso sendo a primeira grande empresa do ramo a encerrar tais testes há muitos anos – o PETA inclusive a listava como cruelty-free por bastante tempo. Mas isso mudou e a Avon foi diretamente pra lista de empresas que sim, fazem testes em animais.
A razão é simples, alguns países, dentre eles a China (com seu gigantesco mercado consumidor) exigem testes em animais para liberação de alguns produtos. Várias empresas simplesmente não entram no país por causa disso. A Avon entrou.

Essas informações foram confirmadas pelos amigos do consciencia.blog.br que, ao questionarem o PETA sobre o assunto, receberam a seguinte resposta, em tradução livre:
Caro Robson,
Obrigado por nos contatar sobre a Avon. A Avon estava incluída na lista cruelty-free da PETA por mais de duas décadas, daí ficamos atordoados ao saber que ela está pagando por testes em animais na China. Isso significa que a Avon não se qualifica mais para ser listada como cruelty-free, e nós a movemos da nossa lista de empresas que baniram permanentemente todos os testes em animais para nossa lista de companhias que testam sim em animais.
Pelos testes em animais serem requeridos pelo governo chinês antes de muitos produtos cosméticos poderem ser comercializados na China, algumas companhias escolhem não vender seus produtos lá. Nós convocamos você para apoiar essas empresas e continuar comprando produtos das mais de mil empresas de nossa lista de cruelty-free, que pode ser encontrada em http://www.PETA.org/living/beauty-and-personal-care/companies/default.aspx. Por favor, faça a Avon saber por que você não comprará mais seus produtos.

Avon Products, Inc.
1345 Avenue of the Americas
New York, NY 10105
dearavon@avon.com
212-282-5000 begin_of_the_skype_highlighting 212-282-5000 end_of_the_skype_highlighting
800-367-2866 begin_of_the_skype_highlighting 800-367-2866 end_of_the_skype_highlighting

Graças a um generoso financiamento dado à PETA, nós agora estamos apoiando os esforços do Instituto pelas Ciências In Vitro (http://www.iivs.org), que está provendo treinamento para cientistas na China no uso de métodos não animais de teste e trabalhando com membros do governo para aceitarem os métodos não animais que são usados nos EUA, na União Europeia e em muitas outras partes do mundo. Nós estamos demandando da Avon para que contribua significativamente para esse esforço apressar o processo.
Para ler mais sobre métodos não animais e como a PETA tem sido instrumental na aceitação desses testes por governos ao redor do mundo, por favor visite http://www.PETA.org/issues/animals-used-for-experimentation/peta-scientific-papers-and-presentations.aspx.
Para aprender mais sobre como os animais sofrem em laboratórios, por favor vá a http://www.PETA.org/issues/animals-used-for-experimentation/default.aspx. Para se envolver nas outras campanhas da PETA, por favor veja http://www.PETA.org/action/default.aspx. Para fazer uma duação em apoio às campanhas da PETA para parar a crueldade contra animais, por favor visite http://www.PETA.org/donate.
Obrigado novamente por escrever e por tudo que você faz para ajudar os animais.
Com sinceridade,

O staff da PETA
Recebido via facebook de Andréa Lambert
Fonte das imagens: http://naumabandoneestaideia.blogspot.com/2011/03/teste-em-animais-choca-muito-mesmo.html
Matéria: http://eco4planet.com/blog/2011/11/avon-confirma-testar-cosmeticos-em-animais-apos-alerta-do-peta/