quinta-feira, julho 07, 2011


Resgate da Égua Vitória

Relato da Jane Cristina e da Aline Sodero, que com muito esforço e dedicação, salvaram a vida desta linda égua, que se chama agora Vitória.
"É com muita alegria e muito esforço e dedicação de todos os envolvidos, principalmente a veterinária Dra Sandra especialista em equinos que não mediu esforços e compareceu ao local desde segunda-feira quando começamos a longa e dura batalha de luta pela vida da égua. 
 Abandonada para morrer no pasto depois de tanto servir com trabalho árduo sem descanso algum ou alimentação adequada, fora que era submetida a pancadas e chicotadas até lhe abrirem feridas profundas, esquálida e quase sem vida segundo relatos estava já caida desde domingo.
Eu avistei no sábado ainda em pé no pasto(Aroeira)mas me chamou muito atenção e senti que precisava resgatá-la de qualquer jeito!!
E foi assim...uma verdadeira luta contra o tempo,muitos telefonemas,conseguimos a Drª Sandra,depois uma corrida por soros que foi administrado nela mas com pouco resultado, devido a sua fraqueza que durou até a tardinha sem conseguir um transporte pois o carro do CCZ, sem encontrava quebrado foi com muito dó que tivemos que ir todos embora muito preocupados por deixá-la ali a própria sorte!Não dormimos direito pensávamos que talvez não resistiria a manha seguinte, fez tanto frio essa noite...Combinamos as ações do dia seguinte!
Não a achei onde estava deitada para minha surpresa ela estava lá embaixo e em pé por volta de 8:30,começou a comunicação,já tinhamos arrumado bolsas de sangue,graças a varios voluntários que possuem cavalo que pastam lá tivemos vários doadores,quando nossa incansável veterinária chegou para nos doar sua preciosa ajuda já tinhamos tudo,graças a Deus!!!!

Foi feito a transfusão que foi muito bem metabolizado pela égua e também foi administrado penicilina doados também pela Veterinários Reunidos da DrªPaula,ela se ergueu mas não o suficiente para andar ou ser transportada de pé num carro de baia para cavalos,ai começou outra dura batalha para conseguir transportá-la, tivemos uma camionete comum e nada para içá-la, a não ser a força de algumas pessoas que queriam ver o fim daquele sofrimento de dias ali naquele pasto, foi imobilizada e levantada na mão e colocada na carroceria da mesma que viajou deitada e amparada para que não esperniasse até Rio das Ostras, onde agora vai ser cuidada pela nossa protetora Aline com todo carinho  numa baia emprestada,mas com a certeza  de que se ficar totalmente curada pois terá muito tratamento pela frente...NUNCA MAS PUXARÁ UMA CARROÇA EM SUA NOVA VIDA!

Agradeçimentos sinceros a todos que participaram desse emocionante resgate!
Que um dia possamos dizer que maus-tratos como esse possa ser coisa do passado!!

Que deus abençoe a todos!
Jane Cristina - PRO-ANIMAL "


"Ah pessoal, se não fosse a união em favor dos animais, nada teria dado certo, eu e Jane
entramos em desespero na hora que só escutávamos NÃO, NÃO, pensamos e agora?
mas graças a deus, apareceram pessoas maravilhosas, especiais, que nos ajudaram
nesse resgate tão lindo, tão emocionante.
Pessoal essa égua já sofreu demais, as coisas que escutávamos que o dono fazia com 
ela é de arrepiar.
Valeu a pena casa esforço, cada saída do trabalho, cada desculpa por chegar atrasada..
tudo pelos animais, eu to muito feliz, agora a égua já está num local seguro, sem maltratos
e sendo alimentada e medicada, enquanto trabalho paguei uma pessoa para cuidar dela
para mim, pessoa de confiança, e espero que logo esteja forte para eu solta-la na fazenda
livre, livre da carroça, livre de ter que andar dias e noites, livre dos freios pesados, livre de todo peso que carregava, livre para sempre ...
E seu nome será Vitória , para aqueles que não acreditam que juntos
podemos mudar o rumo dos animais maltratados .
Eu já gosto muito dessa égua e o que eu puder fazer, farei sem pensar.
Quem quiser ve-la é só me avisar.


Pessoal, Obrigado 
Aline Sodero"


  08/07/2011


Infelizmente a égua morreu pela madrugada, meu colega me ligou pela madrugada dizendo que ela não estava muito bem e hj cedo já estava sem vida. Ontem quando sai cedo do trabalho comprei remédios para ela, farelo, fizemos a transfusão de sangue ( 2 bolsas somente ) mas estava tdo certo para ela.
 

Ontem ele voltou lá bem tarde e ela comeu farelo com agua e estava quentinha,,, achei que ela iria melhorar, mas hoje infelizmente ela se foi.

Fiz o que pude pessoal mas não deu, ela estava ainda muito fraca, meu amigo veterinário foi ontem lá e tirou sangue dela para analise e disse que ela estava muito fraca, muito.

Ela se foi ...
mas está bem agora e teve as ultimas horas de vida sendo tratada como merece. Aline