terça-feira, abril 12, 2011


Ética X Vivisecção

Por: Marli Moraes


Ainda estou matutando com meus botões qual é a ética que existe numa comissão de ética dentro de um estabelecimento que realiza experimentos com animais, por enquanto não encontro sentido, vejo como um modo de tapear ou tapar o sol com a peneira, primeiro porque a comissão deveria ser composta unicamente com pesquisadores especialistas na área específica do experimento, em não sendo assim, como se definir a necessidade do uso de um animal no estudo?


Segundo, como falar em ética se o deferimento condena um animal ao sofrimento? Desde quando existe ética na dor, na angústia proposital, programada?

E desde quando esses pseudo, fajutos cientistas tem o direito de falar em agressividade de nossa parte se a maldade, a violência oficial, regulamentada,genuína parte deles, nós apenas reagimos?

Por outro lado, que progressos são esses para a humanidade se o que vemos todos os dias são os grosseiros e primários erros médicos? Erros básicos, sem o menor sentido a não ser o desprezo imenso pela saúde humana, a mesma que alegam interesse na hora de submeterem um animal à tortura.


Hospitais-escola são caros na manutenção, além disso criariam um impasse, uma concorrência com a iniciativa privada onde muitos desses professores ganham fábulas de dinheiro...inclusive com cursos usando a vivissecção.

Como aceitar tamanha barbaridade de animais criados em biotérios, gerados para o sofrimento se esse método não é nem nunca será garantia de bons profissionais?

Meu marido se formou na Faculdade de Ciencias Médicas (RJ) e durante 42 anos chefiou equipes de cirurgiões nas emergências de hospitais públicos, além de 28 anos realizando cirurgias obstétricas no Hospital da Aeronáutica sem nunca ter sido preciso submeter um animal ao sofrimento durante seu curso acadêmico e se fosse obrigado, aposto que naquele momento nasceria o movimento contra essa prática. Não somos uma família exatamente de adoradores do Sistema.

ANTES DE USAR QUALQUER PRODUTO, PRIMEIRO VERIFIQUE SE A EMPRESA TESTA EM ANIMAIS!

Serei contra essa barbaridade enquanto eu viver. Se alguém pensa que me atemoriza com ameças anônimas pode tirar o cavalinho da chuva ou então, lanço um desafio: QUE OS VIVISSECTORES REALIZEM UMA EXPERIÊNCIA COM UM ANIMAL NA TV, AO VIVO, IGUALZINHO ACONTECE NAS MASMORRAS, SE O PÚBLICO APOIAR, EU ACEITO A DERROTA NESSA LUTA.


"Com relação à experimentação animal existiram muitos abusos que não trouxeram e não trazem, infelizmente, benefícios para nós.

O ser humano não pode ter benefícios através do sofrimento de outras espécies.

Tudo que é sofrimento para outras espécies, necessariamente não deve servir a nós."

DR. IVO PITANGUY

"Eu comprei dois chimpanzés machos de uma fazenda de criação na Holanda. Eles viveram em jaulas separadas, uma perto da outra, por muitos meses, até que usei um deles como doador (de coração).

Quando nós o sacrificamos em sua jaula, em preparação para a cirurgia, ele gritava e chorava incessantemente.

Não achamos o fato significante, mas isso deve ter causado grande trauma no seu companheiro, pois quando removemos o corpo para a sala de operação, o outro chimpanzé chorava copiosamente e ficou inconsolável por dias.

Esse incidente me tocou profundamente.